quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Secretaria de Educação de Caém realiza o 4º encontro e formação de representantes do PAR.


Um dos momentos do encontro

O município de Caém, através da Secretaria Municipal de Educação realizou o 4º encontro e formação dos representantes do PAR - Plano de Ações Articuladas, criado desde 2007, com o objetivo de planejar e acompanhar as execuções das ações no âmbito educacional em todo o país. Esse encontro contou com o apoio da técnica regional do PAR, Minéia Araújo, que foi designada pelo MEC para acompanhar, orientar, sugerir e dar suporte a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. Esse encontro foi realizado nos dias 13 e 14 de outubro e, contou, também, com a participação de diversos segmentos das unidades escolares, como representantes da direção escolar, da coordenação pedagógica, dos professores, dos funcionários e dos pais. O Secretário de Educação, Profº Renato, fez a abertura do encontro e elogiou esse instrumento criado pelo MEC, pois é uma ferramenta que permite o acompanhamento e a execução das ações por todos os envolvidos no processo educativo. A técnica do MEC, Minéia Araújo, fez uma espécie de formação dos representantes do comitê local, trabalhando com diversos temas, desde o significado do PAR, a participação,   controle social, políticas públicas, entre outros. Para isso, foram realizadas dinâmicas de grupo, exibição de vídeos, mensagens, estudo dirigido do material instrucional e elaboração de roteiro de ações para a organização e fortalecimento do comitê local. No 2º dia do encontro, a equipe técnica da Secretaria de Educação do município de Saúde, também, esteve presente, trazendo bastante contribuição nas discussões e debates que foram realizados. O encontro foi bastante positivo, segundo a avaliação de Minéia e dos representantes escolares, pois promoveu uma ampla discussão sobre as questões educacionais, especificamente, a local. O Secretário de Educação, Profº Renato, encerrou o evento parabenizando e agradecendo a todos pela participação no evento. Aproveitou, também, para fazer referência ao "Dia do Professor" uma data tão importante para todos nós.

O encontro foi marcado pela participação efetiva dos representantes dos diversos segmentos das unidades escolares. Também, foi discutido sobre a nota do ideb de cada município, onde o município de Caém foi elogiado, pois teve um salto de 2,7 em 2007, para 3,7 em 2009. Segundo, Renato, esse é o resultado de um trabalho conjunto, desde o apoio do Prefeito Gilberto, às ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação, através do Serviço de Coordenação Pedagógica e o trabalho de cada professor em cada sala de aula. 



segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Aula de Campo em Ourolândia/Ba com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio do turno vespertino do Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira de Caém/Ba.

Visita à Fábrica de extração do mármore em Ourolândia - Ba.
Alunos do 3º Ano do Ensino Médio do CENAO de Caém visitam à Fábrica de extração do mármore em Ourolândia.
No último dia 29 de outubro, os alunos do 3º ano do ensino médio do turno vespertino do Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira da cidade de Caém, sob a coordenação da Profª Sônia Ferreira e o apoio do Profº Luiz Renato e o Diretor do Colégio, o Profº Antonio César, realizaram uma aula de campo para visitar e conhecer a forma de exploração do mármore que produzido no município de Ourolândia - Ba. Essa viagem contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Caém que cedeu o ônibus escolar para o transporte dos alunos e professores. Contou, também, com o apoio do motorista do ônibus Ilson e do amigo e fotógrafo Joel. Chegando ao local planejado os alunos e professores foram recebidos por um dos responsáveis e funcionário da fábrica o Sr. Diogo que gentilmente recebeu a todos e fez questão de acompanhar e explicar todo o processo de extração do mármore, desde a pedra bruta retirada do subsolo como, também, o seu processo de beneficiamento até o ponto de comercialização. A viagem foi um sucesso, pois contribuiu e acrescentou bastante para o aprendizado dos alunos em sala de aula. A Profª Sônia Ferreira que ministra aulas na disciplina de Geografia, ficou muito feliz com o resultado da viagem, pois conseguiu atingir o seu objetivo que era o de promover esse contato com os alunos para assimilar os conteúdos que já vinham sendo discutidos em sala de aula. Após o almoço, ainda em Ourolânndia, todos foram conhecer o popular "poço verde", que nada mais é do que um belíssimo local para curtir e tomar banho e, que, faz parte das belezas naturais de Ourolândia. Todos ficaram encantados com a beleza do local e, ao mesmo tempo, apaixonados por não ter dado tempo para tomar banho. Mas, ficou a promessa de voltar a esse local. Em seguida, todos voltaram de viagem bastante satisfeitos após concluir o objetivo proposto. No retorno para casa, uma parada na cidade de Jacobina para desfrutar um pouco daquela paisagem e provar de um delicioso sorvete. Enfim, todos de volta pra casa na cidade de Caém, parada obrigatória.  Valeu a viagem.

Alguns momentos da viagem:

2ª Semana de Cultura do Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira

2ª Semana de Cultura - Equipe do Biocombustível Brasileiro
Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira realiza a 2ª Semana de Cultura com sucesso.

No período de 04 a 08 de outubro de 2010, foi realizada a 2ª Semana de cultura do Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira com o tema: "Querelas e Aquarelas do Brasil". A organização ficou por conta de toda a equipe do Colégio, desde a direção, professores, alunos e funcionários. Foram apresentados trabalhos belíssimos que aconteceram em dois momentos: Apresentações no palco, a exemplo de teatro, musicais, encenações, etc, e, também, nos Stands onde aconteceu uma diversidade de apresentações. Mais uma vez, o Colégio cumpriu o seu papel social levando a comunidade caenense trabalhos com temáticas interessantes para educar, socializar, sensibilizar, alegrar e promover a cultura.

Público presente
Abertura da Semana de Cultura




Caém: Cidade Maravilhosa


Entrada da cidade de Caém
Histórico do Município de Caém

O município de Caém está localizado a 330 km de Salvador, capital da Bahia, no Piemonte da Chapada, tendo uma população estimada com mais de 10 mil habitantes e uma extensão territorial de 494 km2. Sua economia básica está voltada para agricultura de subsistência, pequenas criações de bovinos e suínos e, produtos derivados do leite. A prefeitura municipal é a maior fonte de emprego do município gerando em torno de 600 empregos diretos. A fonte de arrecadação através dos impostos é baixa e, por esse motivo, o município depende dos recursos do governo federal e estadual para manter as suas despesas em dia, além dos convênios para a realização de obras. O município conta com o apoio de associações, a exemplo da Aquibom - Associação quilombola dos produtores de mandioca do Bom Jardim e Monteiro, que contribui para a economia do município com a produção da mandioca e o beneficiamento da mesma na fabricação de produtos derivados como o beiju, sucos, biscoitos, caldos, pudins, bolos, além de empregar dezenas de famílias da localidade. Na área da educação, o município conta com 24 escolas municipais entre creche, educação infantil e ensino fundamental, mais de 150 professores concursados e uma média de 3 mil alunos matriculados na rede municipal. Há uma preocupação com a gestão pública em capacitar seus profissionais e oferecer um salário digno. Na área da saúde, o município tem um hospital municipal que, hoje, é referência na região pelo seu atendimento, além de um Centro de Saúde e os PSFs instalados em povoados e fazendas para atender a população de um modo geral. Também conta com a cobertura dos agentes de saúde que visitam as residências. A cidade de Caém, também, é rica em patrimônio turístico, através de suas belas cachoeiras, rios, igrejas, trilhas ecológicas e, também, o cultural, através dos reisados, banda de pífaros, sambadores, fanfarra musical, capoeira, artesanato, festa do padroeiro, aniversário da cidade e festas juninas, entre outras. Destaca-se a festa de São Pedro como o seu principal evento do ano, uma festa tradicional que se realiza há mais de 20 anos, pois reúne a comunidade de um modo geral, os filhos da Terra que residem em lugares mais distantes e, também, visitantes das cidades circunvizinhas e de outras regiões e de outros estados. Esta festa é muito importante, pois promove a geração de empregos temporários e a movimentação da economia do município através da comercialização de produtos e serviços que são oferecidos. Na área da cultura, o município tem apoiado e incentivado todas as manifestações culturais com a criação da feira de cultura que é realizada na data de seu aniversário de emancipação política "08 de Abril", além de valorizar os grupos de dança, música, samba, pífaros, reisados, bandas, também, dá oportunidade às pessoas de mostrarem seus talentos e comercializarem seus produtos de fabricação artesanal como bolsas, chapéus, cestos, arranjos, bordados, etc.
Festa de São Pedro - Visita às Viúvas

Projeto Conviver